Sobre este Site

Este site teve a sua primeira incarnação em 1997, no já descaracterizado (dir-se-ia extinto e vampirizado) Terràvista. Sofreu algumas alterações de layout, tendo a mais relevante — sem contar com a actual — ocorrido em 2000.

Depois do Terràvista, esteve durante um longo período alojado no interior do site do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, a partir de um URL forward de www.dedalus.web.pt (que ainda funciona, mas algum dia a desactivar). Devido a necessidades de expansão de funcionalidades, encontrou finalmente o seu lugar natural aqui, em www.dedalusjmmr.net.

Semelhantes necessidades ditaram a transição para um modelo baseado num sistema de gestão de conteúdos (ou CMS, de «content management system»). Durante quatro anos (de Novembro de 2009 ao final de Outubro de 2013) foi suportado pela plataforma Joomla!; daqui em diante, mantendo a aposta no open source, abraça a vasta comunidade WordPress, recorrendo a um tema vistoso e adaptável aos mais diversos dispositivos e tamanhos de ecrã chamado Fluxipress.

No site propriamente dito estão armazenadas (ou estarão, quando tudo for actualizado) as versões online de toda a minha produção escrita (acima de tudo, mas não exclusivamente académica). O repositório para as disciplinas e seminários que lecciono no Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL, outrora aqui, migrou para uma área Moodle dessas unidades curriculares. Futuramente, ao sabor da imaginação e se o tempo o permitir, serão acrescentadas outras funcionalidades.

Agradece-se ao Rui Braz e ao Sérgio Mascate Pires as preciosas dicas que em tempos recuados permitiram a conversão para o Joomla!, bem como as sugestões relativas ao conteúdo e à usabilidade vindas (nessa versão anterior) da Cristina Ângelo, do Daniel Cardoso e do Pedro Rebelo, e (para a transição «wordpressiana») de novo do Pedro Rebelo (um dos maiores evangelistas do WordPress), do Sérgio Rodrigues (que respondeu a um anúncio do Timebank.cc de Lisboa), da Patrícia Proença e da Teresa Melo.